top of page

Meu primeiro Selado: Um guia prático de como montar o seu deck!


Muitas garotas estão indo para o Pré-Release the War of the Spark este final de semana, se aventurando em seu primeiro selado. Algumas já jogaram antes, mas ainda estão perdidas. Então, juntei todas minhas dicas de sempre, pois eu nunca perco um seladinho para compartilhar com vocês <3 Escolha das cores Opte por escolher pelo menos duas cores. É um pouco difícil montar um deck consistente com uma cor só com apenas 6 boosters. Você pode adicionar uma terceira ou quarta cor, mas tenha em mente que quanto mais cores no deck, maior a chance de zicar(faltar manas para conjurar as mágicas). Tipos de cards e estrutura do deck Um deck limitado de 40 cartas geralmente tem como estrutura básica 17 criaturas, 17 terrenos e 6 outras mágicas. Essa quantidade grande de criaturas é devido ao fato de que geralmente a estratégia em um limitado é a agressiva: para ganhar o jogo você vai reduzir os pontos de vida do seu adversário a zero atacando com suas criaturas. Mas você pode ter mais ou menos criaturas/ outras mágicas dependendo da sua estratégia. Escolha cartas com sinergia, que tenham efeitos que combinem entre si. Sobre as criaturas, é importante escolher criaturas com evasão (voar, atropelar, ameaçar), que sejam difíceis de bloquear. Seus oponentes também vão pegar criaturas que vão te dar trabalho, então selecione algumas remoções. Quantas você conseguir encaixar no deck, elas que vão definir a diferença na hora da corrida para a vitória. Você pode encaixar mais mágicas e menos criaturas se tiver muitas remoções boas, com certeza isso irá te beneficiar. Encantamentos que impedem de atacar e bloquear são ótimas remoções também. Tenha BOMBAS. Criaturas fortes, com voar, atropelar, e/ou alguma habilidade boa que irá assegurar a sua vitória uma vez que o jogo estiver controlado por você. Mas não encha seu deck só de bombas, essas cartas geralmente tem custo alto e não conseguimos conjurá-las sempre. É preciso criaturas de custo baixo e poder baixo para bloquear e segurar o jogo nos primeiros turnos. Terrenos A quantidade de terrenos depende da sua curva de mana, isto é, a disposição do custo das suas mágicas a fim de maximizar a efetividade do uso das suas manas. Basicamente é poder conjurar mágicas todos os turnos, desde o primeiro, no nosso caso tendo muitas mágicas de custo 1 e 2, e menos mágicas de custo mais alto. 17 é o número padrão de terrenos caso você tenha no máximo 2 ou 3 mágicas de custo 5 ou mais. Caso tenha mais mágicas de custo alto(custo 5 ou mais), talvez seja necessário acrescentar mais terrenos para evitar "zicar", e ponderar a necessidade de usar as mágicas de custo alto no lugar de mais mágicas de custo baixo, e então por consequência menos terrenos. Quanto mais baixa(baixo custo das mágicas) sua curva de mana, menos terrenos serão necessários.

Sobre curva de mana, sugiro a leitura desse artigo: Fundamentos- Mana Curve

Procure pelos símbolos de mana nas cartas para saber quantos terrenos colocar no deck

Quantidade de terrenos de cada cor Para saber quantos terrenos de cada cor você tem que ter no deck eu uso um cálculo de proporções, essa parte necessita de um pouco de matemática para ser exata. Exemplo: Devemos considerar os símbolos de mana em cada mágica escolhida, a "devoção", isto é os símbolos coloridos que aparecem na conjuração. Se o seu deck WG tem 12 cartas brancas, 2 multicoloridas e 9 verdes, ele pode ter quantidade de símbolos diferentes em cada uma delas.

Vamos considerar que você contou 15 símbolos de Planície e 11 de Floresta. O seu deck tem 17 terrenos, mas você vai usar dois portões de guilda Selesnya. Fazemos uma regra de 3 para definir a porcentagem de cada cor, considerando 26 (15+11) como 100% 26- 100%

15 - X = 57,75%

26-100% 11- X = 42,30%

Como usaremos 2 portões de guilda, consideraremos a quantidade de terrenos básicos como 15 terrenos. Novamente faremos uma regra de 3.

Valores:

W- 15 - 57,70%

G- 11 - 42,30%15

terrenos básicos = 100%

(W)

57,7% - x = 8,65

100% - 15

(G) 42,3% - x = 6,35

100% - 15

Planície = 8,65 (9)

Floresta = 6,35(6) Nosso resultado não foi exato, você pode adequar um terreno a mais ou a menos para cada cor se alguma mágica de uma determinada cor precisar muito de duas ou mais manas daquela cor para ser conjurada. IMPORTANTE : Os cálculos ajudam a ter uma ideia de como distribuir as os terrenos, mas tudo depende das cartas que você escolher usar! Lembrando que entre rodadas e partidas, em um selado, você PODE mudar o deck se sentir necessidade. Dicas extras: - Leve papel, caneta ou lápis, sleeves já prontos para usar, uma deck box vazia (tudo bem se você não tiver, vai ganhar uma lá da coleção) e dados. - Chame o juiz ou organizador do evento sempre que tiver uma dúvida, ou se sentir qualquer necessidade. Lembrando que mesmo sendo um evento casual, as regras valem. É proibido oferecer vantagem ao oponente em troca de qualquer premiação/colocação (exemplo: "concede pra mim que eu te dou um booster"), a punição é a expulsão do evento. - E a dica bônus que eu queria que tivessem me dado no meu primeiro selado: não se afobe para trocar cartas. Você vai ter tempo de fazer isso depois. Muitos jogadores ficam em cima querendo trocar cartas com você, às vezes se querem se aproveitar de iniciante (e de mulheres! ora ora novidade), e tentam comprar por um preço muito a baixo do mercado, ou uma carta que possivelmente irá valorizar muito. Se tiver com dúvida em vender ou não, não venda. E CUIDADO COM SUAS COISAS. Não deixem mexerem na sua pull sem você observar, eu já perdi promo, perdi cartas caras também em release, por jogadores que pediram pra olhar e passaram a mão. Infelizmente existem pessoas assim . =/ Obrigada por ler até aqui. Espero que não tenha bagunçado muito a mente com a matemática, qualquer dúvida estou a disposição. Postem suas dicas nos comentários! Amo vocês <3

Posts Recentes
Arquivo
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga Nossas Redes
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page