top of page

Tiny Tutor: Dominária

Olá, gente! Hoje farei um pouco diferente e listarei as melhores cartas de Dominaria e M19 para Tiny Leaders!


Dominaria é uma coleção muito focada em lendários e referências a antigas coleções, mecânicas e tribos, isso é otimo para nosso formato!

Ela também trouxe a criação do formato Brawl onde pode usar Planeswalkers como comandante. O comitê de Tiny Leaders curtiu a idéia e resolveu implementar também no Tiny Leaders <3



E logo de cara, Dominaria já conta com uma série de comandantes novos:


- Adeliz: Ótima para tribal de magos e/ou Izzet Aggro. Combina muito bem com criaturas com Destreza!

- Danitha: Uma das minhas preferidas da coleção. Ela é fortíssima com 3 habilidades de combate e ainda reduz o custo de seus equipamentos/auras! Ótima num deck tribal de cavaleiros ou numa estratégia de Voltron!

- Hallar: Ela é muito interessante pois nunca tivemos cartas que interagiam com "reforçar" antes e, apesar de não existirem tantas cartas tiny com reforçar, as que existem são bem boas e ajudam Hallar a crescer rápido e atirar forte!

- Marwyn: Ótima para tribal de elfos. Pode ser usada tanto como fonte de mana quanto de ataque forte. Compete a posição de general com Ezuri e Selvala, Heart of the Wilds, mas todos trabalham muito bem juntos!

- Naban: Ótimo para tribal de magos, mas diferente de Adeliz, ele tende para o jogo mais control/combo. Habilidade fortíssima por apenas 2 manas!

- Niambi: Ela é linda e é a filha de Teferi, mas apesar de ser tiny leader, sua habilidade se apaga por não podermos usar o Teferi no formato =/

- Pé-de-Limo: Obviamente para tribal de fungos/saprófitas, é o melhor amigo de Thelon de Havenwood. As cores são otimas e combina muito bem com estratégia de tokens/aristocrata. Pode não ser dos mais rápidos, mas é muito poderoso no mid/late game!

- Rona: Ela tem muito potencial para reusar Históricos, principalmente artefatos. Infelizmente nenhuma Saga azul ou preta é tiny, mas há muitos lendários para escolher! Suas cores são ótimas para control e ela vai muito bem com efeitos de "blink" para reutilizar seu efeito!

- Shana: É a Tiny de tokens que esperávamos a tempos! Se protege contra habilidades inimigas e cresce a cada criatura que colocamos em campo. Suas cores são as que mais criam tokens e também as que mais a protegerão contra remoções. Uma general excelente e está maravilhosa como promo de FNM <3

- Squee: É um general muito peculiar. Squee foi feito pra abusar de efeitos de sacrifício. Ele também tem a opção de "burlar" a regra do custo cumulativo de comandante. Sua fraqueza como general é que vermelho não tem tantas opções de sacrifício, mas ficaremos de olho nas próximas coleções que adcionarão opções para seu deck!

- Tetsuko Umezawa: Sua habilidade é fantástica e deixa criaturas muito boas atacarem forte sem bloqueios e/ou ativar efeitos poderosos. Seu único "defeito" é ser monocolorida, mas ainda é uma ótima general em potencial!

- Valduk: Seus tokens são rápidos e devastadores. Existem diversas auras de 1 mana e equipamentos que anexam assim que Valduk entra em jogo para logo criar os tokens e encher a mesa. Essa estratégia é forte, mas muito frágil contra remoções.



Agora os comandantes novos de M19:


- Isareth: A princípio achei ela muito parecida com Alesha, mas voltada pro custo das criatura em vez do poder. Isso a torna interessante para reanimar criaturas fortíssimas de custo baixo, mas que são difíceis de conjurar como Myr Superion. Ela tem menos opções de carta por ser mono-color, mas isso também torna a base de mana muito mais simples.

- Sai: Ele é o general de artefatos que estávamos esperando durante tanto tempo! Ele vai encher sua mesa de tópteros voadores e te comprar cartas quando mais precisar.

- Sarkhan: Agora que PW está liberado na Tiny Tower, muitas possibilidades se abriram e esse Sarkhan está aqui pra quem gosta de dragões! Existem poucas opções de

dragões tiny, mas as 1ª e 3ª habilidades dele já te dão vantagens o bastante pra ganhar o jogo. Particularmente estou ansiosíssima pra montar seu deck <3



Para as outras cartas, separei as cartas que mais achei relevante para o formato e o motivo da escolha:


- Marechal de Benália: Ótimo para qualquer deck predominantemente branco. 3 manas por um 3/3 com Antífona Gloriosa embutida é muito pra uma carta só!

- Embarcar no Bons Ventos: Esse tipo de efeito é muito raro numa cor que já é fraca em comprar cartas, e mesmo sendo feitiço, é uma ótima carta para "excavar seu deck" atras daquela carta que você esteja precisando no momento.

- Guarda-costas Destemida: 2/1 por 1 mana já é ótimo nos primeiros turnos e se ela entrar mais pro final, ainda tem chance de proteger alguma criatura preciosa!

- Graça Curativa: É basicamente ambos os efeitos de Bálsamo Restaurador numa carta só. Ela "anula" 6 pontos de dano em você ou ainda pode ser usada como truque de combate!

- Selar: Já existem muitos encantamentos que exilam criaturas, mas a Armadilha Estática era a única com lampejo. Essa além de custar apenas 2 manas, é muito mais usável em decks multi-coloridos.

- Proteção do Curador: Essa é o único encantamento que dá Resistência a Magia pra QUALQUER PERMANENTE e ainda te dá 2 cartas se a permanente que morrer for histórica!

- Goblin Lança-correntes: 3 manas por um 3/3 com Iniciativa que entra em jogo causando dano geral na mesa do oponente. E ainda é goblin e guerreiro, 2 tribos muito relevantes!

- Campeão da Lâmina de Aço: Uma criatura colossal, entra em jogo muito rápido num deck de elfos e ainda conta com uma pequena evasão!

- Despertar Silvestre: Essa carta é especialmente forte num deck focado em terrenos, mas mesmo se não for, ainda é uma ótima carta para finalizar o jogo com aquele ataque decisivo!

- Lâmina Negra Reforjada: Esse equipamento é forte em qualquer deck que ataca com o general (ou algum lendário), não importa qual!

- Mox de Âmbar: Bom, pra começar, é uma MOX! Zero manas por um artefato que te dá mana das cores dos seus lendários (especialmente o general) é uma grande vantagem! Mas especificamente fica melhor com generais de baixo custo pois ela depende de um lendário para gerar mana.

- Bússola do Navegador: Por apenas 1 mana você ganha 3 de vida ainda corrige suas cores num deck multi-colorido!

- Isolar: Remoção instantânea por 1 mana e remove QUALQUER permanente de custo 1. Vai tirar aquele elfo gerando mana desde o 1º turno, ou aquele equipamento fortalecendo demais o oponente, as opções são vastas. É perfeito pro formato! <3

- Corneteiro da Milicia: A maioria das criaturas tiny tem poder 2 ou menos, principalmente num deck que tem branco. Essa carta é ótima pra excavar seu deck e ainda é um 2/3 vigilante.

- Anjo Resplandecente: Essa carta é absurda e ganha o jogo sozinha se não for removida logo. Poucas criaturas são 3/3 voador por 3 manas e sua habilidade de criar tokens de "Anjo Serra" é fortíssima mesmo se seu deck não foca em ganhar vida.

- Alteração Metamórfica: Uma aura muito versátil, você pode usar na sua criatura para copiar uma outra mais forte ou usar numa criatura mais forte e enfraquecê-la.

- Marechal do Cemitério: Não é todo dia que vemos uma 3/2 por 2 manas, ainda mais na cor preta! Ela ainda é um zumbi que cria outros zumbis a partir de suas criaturas mortas sem precisar virar! Muito forte em qualquer deck preto e melhor ainda num tribal de zumbis.

- Armassauro Rúnico: Sua habilidade é muito única e comprar cartas é algo muito difícil pro verde fazer. Seu corpo de 2/5 por 3 manas aguenta muitos ataques e é especialmente sinérgico com Doran.

- Tenente dos Espinhos: Um corpo 2/3 por 2 manas já é algo de muito respeito, ai junta com sua habilidade de gerar tokens quando alvo de seu oponente e cresce quando tem mana sobrando. Otimo pra qualquer deck com verde, seja temático de elfos ou não.



Bom, por hoje é só. Espero que tenham gostado do post e que tenham se enchido de idéias de decks! Gostaram da coleção? Tem alguma carta que não citei vocês sentiram falta?


Obrigada pela compania!


Beijinhos! <3

Posts Recentes
Arquivo
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga Nossas Redes
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page